Projetos e obras consiste num conjunto de serviços técnicos de engenharia: planejamento; elaboração de orçamento e estimativas de custos; acompanhamento físico-financeiro; gerenciamento de projetos; supervisão técnica, fiscalização e acompanhamento de obras; gestão de suprimentos e contratações; estudos de viabilidade técnica; e controle de qualidade. O gerenciamento integrado alia esses serviços de engenharia com ações sociais e ambientais indispensáveis para a sustentabilidade e sucesso de projetos e intervenções no território, especialmente de saneamento ambiental, canalização de córregos, sistema viário, corredores de transporte coletivo, urbanização de favelas e loteamentos irregulares.
Diferenciais
- Habilidade na articulação do gerenciamento de programas, projetos e obras com o trabalho técnico social e ambiental em todas as etapas de intervenção, minimizando os impactos e viabilizando a implantação do empreendimento no território.
- Metodologias específicas para o maior envolvimento e participação da comunidade em todas as etapas dos programas, projetos e obras, visando a obtenção da “licença social para operar”.
- Expertise no trabalho em áreas de baixa renda e de alta vulnerabilidade socioeconômica.
- Projetos de destaque no gerenciamento de obras para o Desenvolvimento Social da Comunidade Ilha de Deus junto à Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco e para o Pacto pela Água junto à Companhia Pernambucana de Saneamento.
- Estudos Técnicos e Análise de Viabilidade Econômico-Financeira: visando atendimento de requisitos de organismos financiadores nacionais e internacionais e de concessões de serviços públicos.
- Gerenciamento Integrado de Programas, Projetos e Obras de Transformação de Territórios: articulado a gestão dos impactos socioeconômicos e ambientais e relacionamento com comunidades do entorno e com a população diretamente afetada.
- Gerenciamento Integrado de Intervenções de Urbanização: estudos, projetos, supervisão das obras, trabalho técnico social, ações ambientais e de regularização fundiária.
- Gerenciamento Integrado de Obras de Expansão/Ampliação da Capacidade das Redes de Infraestrutura: articulado com ações socioambientais que minimizem os atritos entre as obras, a operação e as comunidades beneficiadas e que melhorem a percepção sobre o valor dos serviços prestados e dos recursos naturais ou energéticos.
- Supervisão Técnica, Fiscalização e Acompanhamento de Obras com Trabalho Técnico Social.
- Sistema de Informações Gerenciais.
- Monitoramento e Avaliação de Resultados.